segunda-feira, 21 de junho de 2010

‘Focas’ do Profissão Repórter viram problema para a Globo

No ar há quatro anos, o Profissão Repórter virou um problema para a Globo: o programa não consegue renovar sua equipe de "jovens repórteres".

O assunto vem sendo discutido em reuniões na emissora. Aguarda-se uma decisão depois da Copa do Mundo.

O grande dilema da direção de jornalismo da Globo é o que fazer com os "focas", como são chamados os jornalistas iniciantes.

Eles não estão prontos (nem foram preparados) para assumirem funções no jornalismo diário. Mas a emissora também não quer dispensá-los, porque, além de desperdiçar o que investiu neles, teme que eles sejam contratados por outras emissoras, principalmente a Record.

A renovação dos "jovens repórteres" de Caco Barcellos era uma das premissas do Profissão Repórter.

Mas há jornalistas que estão na equipe desde o início do Profissão Repórter, em 2006 (como quadro do Fantástico). Jornalistas com quatro de experiência já não são mais focas, não deveriam mais serem chamados de "jovens repórteres". Alguns bateram na casa dos 30 anos de idade. Outros já se comportam como estrelas.

Recentemente, uma das jornalistas do Profissão Repórter foi testada no SP TV. Mas ela só conseguiu fazer reportagens especiais. A chefia sequer correu o risco de colocá-la para fazer uma reportagem "quente", com pouco tempo para apurar, gravar e editar.

Nos bastidores da Globo, no entanto, não se culpa os jornalistas do Profissão Repórter. É que o formato do programa exige que eles se comportem sempre como repórteres inexperientes, para mostrar suas reações (de empolgação ou emoção) para o telespectador. Os "jovens repórteres", na verdade, foram impedidos de amadurecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo bem?
Nos ja sabiamos que você ia deixar um comentario para o Blog da TV Brasileira.
Este é o espaço para você nos elogiar(ou não),reclamar (ou não), sugerior (ou não).
Fique a vontade o nosso blog é seu tambem.