A adolescência é um período de transição entre a infância e a fase adulta. Nessa fase, que segundo o estatuto da criança e do adolescente, começa aos 12 e vai até os 18, várias mudanças físicas e emocionais acontecem.
Principais Mudanças Físicas nos rapazes
Aceleração do crescimento do corpo, maior alargamento dos ombros, mudança na voz, que fica mais grossa, aumento de suor, aumento de espinhas na pele, crescimento de pêlos nas axilas e no rosto.
Atenção, meninos!
Caso vocês acordem em uma bela manhã, e se darem conta de que ejacularam durante o sono, não gritem! Isso é perfeitamente natural... Essa é a POLUÇÃO NOTURNA. Afinal, a produção de espermatozóides e hormônios pelos testículos é contínua. Além dessa novidade ( a polução noturna), acontecem outras manifestações,como as ereções,que apesar de acontecerem desde de que vocês são bebês,irão acontecer com mais freqüência,na puberdade.
Principais Mudanças Físicas nas moças
Aceleração do crescimento do corpo, desenvolvimento das mamas, crescimento de pêlos ao redor das genitais, nos braços e nas pernas, aumento dos quadris, aumento de espinhas na pele. Mas a principal mudança física é no aparelho reprodutor. É nessa fase que se tem início o Ciclo Menstrual, que compreende uma série de acontecimentos.
Atenção, meninas!
Caso vocês sintam cansaço, os seios inchados e doloridos, variações na temperatura do corpo, cólicas, mau humor, e se por acaso alguma mancha vermelha aparecer, onde vocês estavam sentadas, não entrem em desespero! Muito Provavelmente, é só o fluxo de sangue resultante da desintegração da mucosa uterina, a MENSTRUAÇÃO. A boa notícia é que ela vai embora, geralmente só dura de 3 a 7 dias. O absorvente é nosso amigo, converse com a sua mãe/tia/avó/prima/irmã/amiga que já passou por isso, e peça que ela lhe acompanhe até o supermercado, para comprar um. Tudo vai ficar bem...
Principais Mudanças Emocionais
Quando se é adolescente é comum dizer ou pensar:
“Ninguém me entende...”
“Ninguém gosta de mim!”
“Não posso fazer nada!”
“Acho que preciso emagrecer alguns quilinhos...”
“Será que ele é o cara certo?”
Quando se é adolescente é como ouvir ou fazer os outros pensarem:
“Preciso levar esse (a) menino (a), em um psicólogo.”
“Onde você estava? ”
“Porque você nunca chega na hora combinada?”
“Que cabelo é esse meu (minha), filho (a)? ”
Na Adolescência os hormônios estão à flor da pele. As emoções mesmo que opostas, parecem muito próximas. Você pode passar da alegria extrema, para uma tristeza extrema, em poucas horas. Você pode não gostar dele (a) hoje, e se ver perdidamente apaixonada (o), na semana que vêm. Nessa difícil busca pela identidade, é comum ver jovens que se perdem em vícios e distúrbios alimentares (como bulimia e anorexia). Você não é mais criança, e ainda não é um (uma) adulto (a).
As dificuldades e repressões, não fazem com que essa fase seja menos maravilhosa. São anos determinantes na sua vida. Provavelmente é na adolescência que você irá conseguir o seu primeiro emprego, o seu primeiro namorado (a), a sua primeira decepção amorosa, ter a sua primeira vez, adquirir as suas ideologias... É importante aproveitar esses anos com responsabilidade e intensidade. Ainda vamos olhar pra trás e sentir muitas saudades dessa fase. Afinal, como disse um amigo meu: “Toda idade tem prazer e medo...”
Carolina Lais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, tudo bem?
Nos ja sabiamos que você ia deixar um comentario para o Blog da TV Brasileira.
Este é o espaço para você nos elogiar(ou não),reclamar (ou não), sugerior (ou não).
Fique a vontade o nosso blog é seu tambem.